segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

MARCHA DE VEREADORES DE 26 A 29 DE NOVEMBRO DE 2013 EM BRASÍLIA – DF

         
     A Marcha dos Vereadores ocorrida entre os dias 26 e 29 de Novembro de 2013 em Brasília, demonstrou o verdadeiro anseio da população em todo o Brasil, pois quem constrói o Brasil são os municípios e tudo ocorre nos municípios, por isso uma mobilização nacional teve seu início neste evento com o movimento e objetivos de fazer com que outras esferas de Poder Legislativos e Executivos de fato voltem as metas de seus governos em busca de atender de fato o que o povo vem pedindo nas ruas, projetos e políticas públicas mais próximas das pessoas e menos escândalos principalmente de corrupção por todo o País em especial em Brasília.
            Esse movimento mostra o verdadeiro valor e dentro da democracia o agente mais público e perto das pessoas que são os vereadores, esta mobilização é o resgate e fortalecimento da classe que tem por objetivo a capacitação e um melhor preparo para que os munícipes em suas cidades tenham vereadores cada vez mais preparados para exercerem suas funções e de fato trazerem benefícios ao desenvolvimento de suas regiões através das suas atividades para que foram eleitos.
            A Marcha é o início de um novo tempo, estiveram participando em torno de 1300 parlamentares municipais de todo o País representando 14 estados brasileiros onde abordamos diversos temas e discutimos a realidade dos nossos estados e regiões e pudemos com toda a certeza demonstrar que o Governo Federal e respectivamente os estaduais estão de fato preocupados com questões eleitoreiras, apenas nas eleições, pois nós vereadores sabemos o que de fato a sociedade precisa, quais áreas são mais carentes de recursos e quais políticas devem ser implementadas, no entanto esses governos elencados acima parece que não sabem o que estão fazendo e não atendem o que é preciso de fato e muito pouco estão fazendo para sanar as gigantes lacunas do nosso Brasil de ponta a ponta.
            Pudemos realizar nesta ocasião mudanças no estatuto da entidade, diretrizes e metas da UVB e a CARTA DE BRASÍLIA que traz uma UVB sólida, representativa e organizada para um novo tempo para o Brasil e em especial com a mais pura das partes da democracia nesse País que é a vontade, a necessidade, o grito do povo nas ruas por melhorias e avanços em diversas áreas essenciais para o verdadeiro desenvolvimento econômico e social desse País.
            Nesta ocasião os vereadores de Prudentópolis mais uma vez fizeram a diferença, contribuíram e muito para este movimento e ainda com grande e efetiva participação puderam contribuir e muito para novas políticas que poderão ser colocadas em pratica para auxiliar e avançar o desenvolvimento da nossa cidade e ainda nesta ocasião elegendo o Vereador Presidente do legislativo de Prudentópolis como representante do Paraná para compor a Comissão de discussão e elaboração da Carta de Brasília onde foi essencial para contribuir e reivindicar ações voltadas principalmente ao nosso município, foi um orgulho para Prudentópolis tendo pela vez primeira um vereador participando efetivamente e podendo além de representar fazer considerações importantes que atendam a nossa necessidade em especial.
            Entre os temas abordados e debatidos um dos principais foi a questão dos desafios da Saúde Brasileira entre eles a questão das drogas que foi abordado pelo Deputado Federal Osmar Terra devido o fato de projetos em tramite no congresso para alterar a lei de Drogas no Brasil.
            Pudemos debater e discutir esse assunto e tirar a conclusão de que o País não pode liberar ou legalizar o uso de drogas entre elas com pretexto de uso medicinal a maconha, pois uma droga leva a outra e caso ocorra a legalização haverá uma corrente de pessoas que irão faturar em cima disso apenas de forma legalizada mas que na essência é o mesmo que o traficante que irá subsidiar a prostituição, trafico, o armamento para bandidos dentre outros fatores. As drogas por sua vez matam tanto quanto o uso de álcool no transito. Mais uma vez fica bem claro a necessidade e obrigação dos entes federativos como dá União e Estados em se ter a obrigação de investimento cada vez maiores para o combate pois para os municípios tendo em vista as questões orçamentárias resta a obrigação de se trabalhar com a prevenção.
            Também foi abordado o assunto da educação e os municípios brasileiros e com comparações feitas em relação a outros países como os EUA pudemos perceber que existe uma diferença histórica e para o Brasil caminhar a passos largos frente a educação precisamos de escolas que ofereçam ensino em tempo integral.
            Tivemos a oportunidade de tratar sobre a ética na política e o recado dos movimentos sociais onde tivemos como palestrantes os Senadores Eduardo Suplici e Pedro Simon, onde os valores representativos dos parlamentos estão invertidos, pois ninguém representa o povo mais do que um vereador por isso hoje os movimentos sociais, os anseios da população estão longe de ser atendidos pela ausência do poder publico, do parlamento estadual e federal, por isso precisamos fortalecer cada vez mais os legislativos municipais. Um exemplo disso é o congresso com o Senado estarem comemorando a ficha limpa, coisa que muitas Câmaras municipais já instituíram muito antes como é o caso do voto aberto que ocorre em centenas de Câmaras municipais pelo Brasil pois se sabe que temos projetos em tramite nas casas federais a mais de 10 anos, isso é inadmissível.
            É importante ainda o registro de que nos horários de intervalos do evento, palestras pudemos cada vereador com sua representação buscar o contato com seus deputados onde Prudentópolis teve um reconhecimento bastante importante pela participação e presença de seus vereadores, como por exemplo a bancada do PSD que tem ainda como membro o vereador João Michalichem teve em Brasília a Presença dos vereadores José Petez e Julio Makuch que em audiência com o deputado Federal Eduardo Sciarra do PSD indicou em forma de emenda parlamentar recursos para saúde do município que contempla reforma e ampliações de unidades de saúde na ordem de R$ 250.000,00 mil reais. Outro ponto Positivo foi ainda audiência com o Deputado Federal Alfredo Kaefer do PSDB onde pode se confirmar o empenho e que dentro de no máximo três meses será efetivado o pagamento de um recurso de R$ 100.000,00 mil reais para o Hospital Sagrado Coração de Jesus e ainda o empenho no orçamento impositivo que deve ocorrer até Março de 2014 mais um recurso de 200.000,00 para compra de equipamentos para a saúde de Prudentópolis. Isso ocorreu ainda em atendimentos a pedidos individuais para seus respectivos representantes em Brasília dos vereadores Valdir Krik, Adriano Cardoso, Marcos Vinicio dos Santos, Osmar Pereira e José Adilson dos Santos.
            Um ponto importante será a regionalização da UVB com os cargos de Vice Presidentes regionais que trará uma aproximação muito maior para os municípios de todo o Brasil.

Pontos abordados e contemplados na Carta de Brasília:

·        Reforma política – apoiaremos o Projeto de Lei de Iniciativa Popular  juntamente com a OAB sobre diversos pontos e principalmente a unificação das eleições para que o País não pare de dois e dois anos. Outro assunto de extrema importância é o financiamento de campanhas, pois os principais recursos hoje estão sendo empregados por parte de empresas privadas, porém com recursos oriundos de prestação de serviços para governos, isso é uma forma camuflada de usar o dinheiro publico para campanhas eleitorais. Temos que buscar assegurar a paridade e condições de disputas eleitorais.

·        Reforma Tributária
·        Reforma Urbana

·        Saúde mais 10%- garantir o investimento de 10% das receitas correntes brutas da União, não apenas para mais médicos mas mais estrutura de trabalho e equipamentos não apenas em grandes centros e sim no interior do Brasil
·        Reforma da educação – garantia de 10% do PIB para educação
·        Democratização dos meios de comunicação no País
·        Desburocratização dos órgãos em todas as esferas da federação
·        Autonomia e independência entre os Poderes
·        Segurança nas faixas de fronteira
·        Implementação dos parlamentos das regiões metropolitanas
·        Poder político para as mulheres – maior participação da mulher
·        Logística – transportes

            Com a troca de experiências entre várias Câmaras do País pudemos observar que a de Prudentópolis  tem exercido sua função com muito mérito, isso não nos afirma que temos que nos acomodar mas mostra que estamos no caminho certo, ocorrendo debates de vários assuntos, convocação por parte da presidência e vereadores para discutir assuntos com a sociedade, as comissões permanentes sempre atuando, estamos discutindo idéias, isso é primordial para o desenvolvimento da nossa cidade.
            Pudemos ter a certeza que temos que nos fortalecer, pois os grandes escândalos, os mimos e toda mordomia com concentração de poder está no Senado, no Congresso e não nas Câmaras, somos o poder vindo da base da democracia.
            Volto a reafirmar que chego a pensar que a União e os Estados por parte de seus governos não sabem o que fazem, fazem tudo errado, pois o mapa das dificuldades e necessidades nós sabemos, porém os governos são inoperantes e não fazem que de fato precisa.
“ Conhece tua aldeia e serás universal”

            Termino dizendo que nós conhecemos as nossas aldeias, por que lá vivemos e nos tornamos universais porque queremos um mundo melhor para todos.