quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ESFORÇO DO POVO É RECONHECIDO E TREVO TERÁ MELHORIAS EM BREVE

Não há como não reconhecer o esforço do povo, seus protestos e o trabalho da comunidade que foi atrás e somado aos esforços dos vereadores e prefeitura desde 2009, o povo conseguiu mais essa importante vitória para Prudentópolis. Parabenizo aos moradores das vilas organizados e que souberam reivindicar de maneira exemplar e ordeira os seus direitos! (Na foto: diretor da Caminhos do Paraná em reunião na Câmara Municipal fala sobre como serão as obras que ainda dependem de liberações do D.E.R). Mais fotos clique aqui 


Agora é oficial - o anúncio feito pela empresa concessionária Caminhos do Paraná S/A, sobre a obra de construção do novo trevo de acesso à cidade, tipo trincheira; pistas marginais à rodovia Br-373, numa extensão de 2,0 quilômetros no trecho urbano da cidade; construção de mais uma passarela defronte à Escola São Lucas; projeto de sinalização preventiva de segurança de trânsito no trecho urbano da cidade e reforço nos radares eletrônicos que monitoram a velocidade de veículos. Durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 23, no Plenário da Câmara Municipal de Prudentópolis, o Diretor de Operações e Manutenção da empresa, Márcio Agulham Martins, confirmou a obra, que deve ter seu início ainda na primeira quinzena de novembro, quando se inicia a etapa de implantação da passarela e das vias marginais, para, na sequência, a obra do trevo, que vai demandar desvios de tráfego e muita operação com maquinário especializado para obras estruturais e de escavação. Segundo Márcio, desde 2010 o projeto está no aguardo de deliberação oficial de parte dos órgãos gestores e, agora, houve a confirmação para que a empresa possa dar andamento à empreitada, a qual envolve apenas recursos arrecadados pela cobrança do pedágio. “Temos de esclarecer que a Caminhos do Paraná depende de liberação de projetos pelo DER que administra a rodovia, e não podemos sair fazendo obra em qualquer lugar ou como queremos. Tudo depende de um trâmite especial e liberação dos órgãos competentes”, completou. Segundo ele, há muito tempo vem recebendo reivindicações da Câmara Municipal, por seus vereadores, da Prefeitura Municipal, de diretores de escolas, de lideranças e entidades locais, pedindo providências com relação às obras e medidas de segurança, não apenas no acesso à cidade pela Br-373, mas também na região da Br-277, também administrada pela Caminhos, com relação ao trevo a Prudentópolis junto à Pr-160, e na região do Rio da Areia, onde há problemas de transposição do leito da via. O Coordenador Técnico da empresa, Jean Carlo Mattos explanou os projetos que serão executados a partir de novembro. A passarela na região da escola e do acesso aos núcleos habitacionais, demanda uma obra em torno de noventa dias, já que sua estrutura é metálica e apenas nos acessos há necessidade de adaptação. Por sua vez, as pistas marginais e o trevo demandam mais tempo, pela proporção e estrutura que exigem, com muito maquinário pesado e desvio de tráfego. O prazo máximo de execução de toda a etapa é previsto para um ano, podendo ser concluído em meados de agosto, caso o trabalho não sofra entraves. As pistas marginais envolvem dois trechos. No primeiro, na margem sentido à Ponta Grossa, se inicia junto à rotatória da Rua São Josafat, que será mantida nos mesmos moldes atuais, e prossegue até imediações da Rua Lamenha Lins. No outro lado da pista, sentido à Guarapuava, deve alcançar desde a rotatória de acesso à cidade, pela Rua São Josafat, até imediações da Churrascaria Iguaçu. Por sua vez, o trevo, tipo trincheira, será escavado justamente no ponto onde a Rua Lamenha Lins está localizada, a qual servirá inclusive, para acesso ao mesmo. Ao passar sob trincheira, haverá uma rótula, onde o motorista poderá optar por seguir à Linha Esperança, à região dos núcleos seguindo pela marginal, ou à região da rotatória principal. A partir da conclusão da obra, toda a margem da rodovia, neste trecho urbano, será fechado, ficando a circulação apenas pelas vias marginais. Na quarta-feira, 23, pela manhã, uma reunião entre o Prefeito Gilvan Agibert, os vereadores Adriano Cardozo, Marcos Vinício dos Santos, Marcos Roberto Lachovicz, José Adilson dos Santos, representantes de associação de moradores, Lino Lara e Jorge Moreira, aconteceu em Irati, com a direção da Caminhos do Paraná, para discutir a questão, onde receberam a confirmação oficial do início das obras. A partir daí, decidiram pela apresentação do projeto à tarde, na Câmara Municipal, às lideranças locais. Nesta reunião participaram o Prefeito Gilvan Agibert; o Presidente da Câmara Júlio Makuch; Vereadores Adriano Cardozo, Luciano Marcos Antonio, Osmar Pereira, José Adilson dos Santos, Marcos Roberto Lachovicz, Marcos Vinício dos Santos, e Valdir Krik; representantes de moradores do entorno da Br-373; secretários municipais, dentre outros. REIVINDICAÇÃO ANTIGA Desde meados de 2009 que a Câmara Municipal, por iniciativa de diversos vereadores, vem enviando expedientes à Caminhos do Paraná e ao DER, sugerindo obras que aumentem a segurança e promovam melhorias aos moradores e motoristas que se utilizam tanto da Br-373, como da Br-277, que também tem um trecho administrado pela Caminhos do Paraná. A questão dos acessos a Prudentópolis, tanto pela Br-277, como pela Br-373, vem sendo motivo de preocupação das autoridades nos últimos tempos, pelos inúmeros acidentes e riscos constantes que oferecem a pedestres, moradores das imediações e motoristas que se utilizam dos mesmos. Em 02 de maio, durante audiência realizada no Departamento de Estradas de Rodagens - DER /Regional de Ponta Grossa, os vereadores Júlio César Makuch, José Amilcar Pastuch e José Adilson dos Santos, acompanhados do Diretor da Escola Estadual Capitão Domingos Vieira Lopes, da comunidade de Linha Rio da Areia, Adriano Alves da Cruz Neto, e da Chefe do Escritório Regional do 15º. Distrito Rodoviário de Irati, Engenheira Lucimara Farias, junto ao Superintendente Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, Engenheiro Ciro Macedo Ribas Júnior, expuseram diversos aspectos dos pontos de maior preocupação com relação às rodovias que passam pelo território prudentopolitano. O Vereador José Adilson e o diretor da escola de Rio da Areia, Adriano da Cruz Neto, citaram o caso do Trevo do Relógio, onde as obras de alterações no traçados, promovidas pela concessionária que administra o trecho, causaram transtornos aos moradores da comunidade, que precisam cruzar a rodovia diariamente, principalmente alunos que frequentam o estabelecimento escolar. Em movimentações religiosas da igreja também há riscos iminentes, pois a mesma está à beira da rodovia e há movimentação de pedestres e veículos cruzando a pista. Além de uma solução mais segura para a questão, há reivindicação de melhor sinalização preventiva sobre a presença da escola e da sede da comunidade, além de placas que melhor indiquem a opção de seguir a Prudentópolis via Br-373 ou via Br-277, a qual, atualmente não é suficiente. Inclusive, placas valorizando o potencial turístico, religioso e cultural de Prudentópolis foram sugeridas, para que o viajante, ao invés de seguir via Irati, passe pela nossa cidade. O Vereador José Amilcar Pastuch, expos a grande preocupação de pontos da rodovia Br-277, nos acessos às comunidades de Tijuco Preto, Terceira Linha Marcondes, Jesuíno Marcondes-Sede e trevo de acesso a Prudentópolis, via Pr-160. Além de falta de sinalização orientando os acessos, os quais registram grande movimentação, há pedidos de radares eletrônicos, principalmente no trevo à Pr-160, onde diversos acidentes, inclusive com vítimas fatais já ocorreram. Nos demais acessos, também foi solicitado uma abertura maior da área de refúgio, para possibilitar manobra de caminhões e ônibus, principalmente do transporte escolar. Por sua vez, o Presidente da Câmara, Vereador Júlio Makuch, comentou sobre a questão dos trevos de acesso à cidade de Prudentópolis, via Br-373, principalmente próximo da rodovia que demanda à Linha Esperança, e nas regiões dos núcleos habitacionais. Há mais de dez anos a comunidade aguarda a conclusão dos trabalhos de um trevo seguro e prático, para possibilitar a ligação a todos os sentidos, principalmente de motoristas que chegam oriundos da região norte do município. De parte do Departamento de Estradas e Rodagens, foi informado que obras nesse sentido já estão programadas para início ainda em 2013, o que foi anunciado oficialmente. Junto ao trevo de acesso à Rodovia Estadual Pedro Denczuk, a Pr-160, citou que a instalação de um radar eletrônico depende de fixação de um ponto de energia elétrica, o qual deverá ser fornecido pelo Município de Prudentópolis, bem como a instalação de um super poste de iluminação, que também auxiliará na segurança e visibilidade. Nos demais pontos ações devem ser realizadas em breve, principalmente no tocante à sinalização e remodelação dos acessos. Já na região junto à cidade, pela Br-373, a superintendência regional citou que existe um estudo feito nos últimos quatro anos, que registra a demanda necessária e as ações a serem implementadas, que se iniciam a partir de agora, conforme anunciou a concessionária. Em junho, o Prefeito Gilvan Agibert iniciou um movimento regional com as prefeituras de cidades instaladas no eixo da Br-373, para reivindicar melhorias e a possibilidade da sua duplicação. Com relação ao trecho urbano de Prudentópolis, em parceria com a UFPR e Caminhos do Paraná, para levantar o fluxo de tráfego, e há início de projeto para pavimentação asfáltica nas ruas marginais, ligando desde o trevo da Rua São Josafat, até se chegar ao Centro de Eventos, o que daria mais uma via de trânsito aos motoristas locais, evitando-se a circulação pela Br. O Presidente Makuch salientou que desde este encontro realizado no DER, a evolução da questão foi plenamente positiva e agora se chega à sua consecução. Na época, foi enviado Ofício à Prefeitura Municipal, salientando a questão e pedindo esforços no sentido de instalação do ponto de energia e super poste no trevo da Br-277. Também já foi iniciado o trabalho de recapeamento asfáltico da rodovia estadual Pr-160 – “Pedro Denczuk”, que liga Prudentópolis à Br-277, cujos trabalhos devem ser concluídos em novembro. Fonte: CÂMARA DE VEREADORES DE PRUDENTÓPOLIS