O trabalho até 2012

Com o objetivo de prestar contas ao povo, Júlio Makuch expõe aqui suas indicações as quais foram atendidas pelo Governo Municipal no exercício do cargo de Vereador: 


INDICAÇÃO Nº 116/2009 - NA PRESENTE INDICAÇÃO FOI SOLICITADO QUE SE CRIASSE UMA FESTA QUE VALORIZASSE A NOSSA PRODUÇÃO DE FEIJÃO E EMBUTIDOS, ASSIM COMO NOSSOS PRODUTORES, E PUDESSE PROJETAR O MUNICÍPIO NACIONALMENTE. O VEREADOR JÚLIO MAKUCH FOI, PORTANTO, UM DOS PRINCIPAIS INCENTIVADORES DA REALIZAÇÃO DA FESTA DO FEIJÃO (FENAFEP) QUE HOJE É CONHECIDA NACIONAL E INTERNACIONALMENTE E QUE TERÁ A SUA IV EDIÇÃO EM AGOSTO DE 2013. 



---

INDICAÇÃO 051/2009 e INDICAÇÃO 051/2012 - PEDIDOS PARA CONSTRUÇÃO, MELHORIA DE ÀREAS DE LAZER EM DIVERSOS BAIRROS INCLUSIVE NAS PRAÇAS CENTRAIS NA NOSSA CIDADE:








 ---

INDICAÇÃO 040/2009 -  PEDIDO DE MELHORIAS E PAVIMENTAÇÃO EM DIVERSOS PONTOS DA CIDADE:




---




INDICAÇÃO 145/2009 - PEDIDO DE PAVIMENTAÇÃO DE VÁRIAS VIAS NO BAIRRO JARDIM DELMIRA E PROXIMIDADES:







 ---
INDICAÇÃO No. 018/2009
                  
                   Autoria: Vereador Júlio Cesar Makuch
Súmula:“Indica à Prefeitura Municipal de Prudentópolis, por meio do departamento competente, da necessidade de se equipar com equipamentos de proteção individual – EPI – todos os servidores que desempenhem atividades com riscos à saúde;”


Excelentíssimo Senhor Presidente;
                                               Excelentíssimos Senhores Vereadores:

                                               Esta matéria subscrita pelo Vereador adiante-assinado, tendo aprovação em Plenário e seguindo os termos contidos no Regimento Interno desta Casa de Leis, INDICA à municipalidade que estude a aquisição e distribuição de equipamentos de proteção individual aos servidores que desempenhem atividades que ofereçam riscos à saúde, além de oferecer, para futuro, cursos de treinamento, especialização e aperfeiçoamento técnico.


                                               Sala do Plenário, em 13 de fevereiro de 2009.
Vereador JULIO CESAR MAKUCH  


JUSTIFICATIVA:

                                               Em todas as atividades que ofereçam riscos de danos à saúde do trabalhador, seja por esforço repetitivo, ruídos constantes ou contato com materiais nocivos, há necessidade de se repassar equipamentos de proteção individual. Assim, no serviço público, existem inúmeros funcionários que estão nessa área de risco, como coletores de lixo doméstico, operadores de máquinas, roçadores, carpinteiros, pedreiros, mecânicos, latoeiros, dentre tantos outros. Por isso, a municipalidade, por meio do departamento competente, deve promover esforços no sentido de equipar os mesmos com os respectivos EPI’s, como forma de evitar danos à saúde e riscos de acidentes. Da mesma forma, para maior racionalização e operacionalização do desempenho no serviço público, com conseqüente melhoria de atendimento ao servidor e economia aos cofres públicos, ofertar cursos, treinamentos, capacitação do quadro dos servidores municipais. 

---

         INDICAÇÃO No. 040/2009
                  
                   Autoria: Vereador Júlio Cesar Makuch (PR)

Súmula: “Indica ao departamento competente da municipalidade, para que se estude a execução de pavimentação asfáltica na rua Marechal Deodoro, no trecho ainda não pavimentado, nesta cidade;”


Excelentíssimo Senhor Presidente;
                                               Excelentíssimos Senhores Vereadores:

                                               Esta matéria subscrita pelo Vereador adiante-assinado, tendo aprovação em Plenário e seguindo os termos contidos no Regimento Interno desta Casa de Leis, INDICA à municipalidade que estude a execução da obra de pavimentação asfáltica no leito da Rua Marechal Deodoro, entre as Ruas Duque de Caxias e Princeza Izabel, nesta cidade, melhorando as condições de trafegabilidade na região, propiciando mais uma via de acesso à Br-373.


                                               Sala do Plenário, em 13 de março de 2009.
Vereador JULIO CESAR MAKUCH   (PR)


JUSTIFICATIVA:

                                               A inclusão do trecho acima citado na pavimentação asfáltica, além de melhorar o trânsito de veículos, pode surgir como uma nova via de saída e chegada à Br-373, desafogando a circulação de veículos em outras vias. Afora isso, nesse trecho estão instalados importantes  empreendimentos comerciais, como o Hotel Elite, um dos pontos de referência em hotelaria de nossa cidade, além de outros tipos de estabelecimentos. Os moradores também reivindicam essa obra, a qual vai valorizar e embelezar os imóveis, além de deixar o acesso com outro visual. 

---
INDICAÇÃO No. 047/2012
                       Autoria: Ver. Júlio César Makuch (PSD)


Súmula:“Indica ao setor competente, para que estude da viabilidade de abertura de um trecho da Rua Tarás Tchvechenko, nas imediações do Parque de Máquinas da Prefeitura Municipal, nesta cidade;”


Excelentíssimo Senhor Presidente;
                                                           Excelentíssimos Senhores Vereadores:

                                               Esta matéria subscrita pelo Vereador adiante-assinado, tendo aprovação em Plenário e seguindo os termos contidos no Regimento Interno desta Casa de Leis, INDICA à municipalidade, por meio do departamento competente, para que estude a viabilidade de abertura do leito da rua acima citada, por um trecho aproximado de duzentos metros, partindo-se da Rua Marechal Cândido Rondon até imediações da Rua Lamenha Lins.


                                               Sala do Plenário, em 01 de junho de 2012.



Vereador Júlio César Makuch


JUSTIFICATIVA:

                                                        Moradores destas imediações reivindicaram a este Vereador, para que interceda junto ao Departamento de Obras e Urbanismo, no sentido de estudar a viabilidade de abertura do trecho de rua acima citado, o qual facilitaria em muito o acesso a diversos moradores das imediações, que têm dificuldades de locomoção até suas residências ou à região citada. A mesma facilitaria inclusive o trânsito de demais veículos que se deslocam constantemente até esta localidade de nossa cidade. 

---

INDICAÇÃO No. 051/2009
                  
                   Autoria: Vereador Júlio Cesar Makuch (PR)
Súmula:“Indica à Prefeitura Municipal de Prudentópolis, por meio do departamento competente, da necessidade de se revitalizar as praças existentes em nossa cidade;”


Excelentíssimo Senhor Presidente;
                                               Excelentíssimos Senhores Vereadores:


                                               Esta matéria subscrita pelo Vereador adiante-assinado, tendo aprovação em Plenário e seguindo os termos contidos no Regimento Interno desta Casa de Leis, INDICA à municipalidade que estude a possibilidade de se fazer um projeto de revitalização das praças existentes na área central de nossa cidade, com paisagismo, arborização, equipamentos de lazer, pintura, limpeza entre outros .


                                               Sala do Plenário, em 27 de março de 2009.
Vereador JULIO CESAR MAKUCH  


JUSTIFICATIVA:

                                               As praças existentes na área central de nossa cidade, além de outras localizadas em demais regiões, precisam de uma atenção especial de parte do Executivo Municipal. Há muito tempo que não há qualquer ação de manutenção, incrementação e melhorias. Nas duas praças da Avenida São João, que mais concentram visitantes, há de se reestruturar todo seu conteúdo, com arborização, paisagismo, limpeza, colocação de diversos equipamentos para que o cidadão tenha conforto e aspecto visual adequados. Também, o Parque Infantil Dona Julinha há de ser reformado e melhorado, para oferecer às crianças brinquedos seguros, divertidos e em condições de uso. 

---

INDICAÇÃO No. 051/2012

                       Autoria: Ver. Júlio César Makuch (PSD)


Súmula:“ Indica à municipalidade para que estude a criação de projetos e implantação de áreas de recreação e lazer em bairros e vilas de nossa cidade


Excelentíssimo Senhor Presidente;
                                                           Excelentíssimos Senhores Vereadores:


                                               Esta matéria subscrita pelo Vereador adiante-assinado, tendo aprovação em Plenário e seguindo os termos contidos no Regimento Interno desta Casa de Leis, INDICA à municipalidade, por meio do departamento competente, da necessidade de elaboração de projetos e criação de áreas específicas para recreação e lazer por parte das comunidades residentes em bairros e vilas de nossa cidade.
        

                                                         Sala do Plenário, em 22 de junho de 2012.
Vereador Júlio César Makuch


JUSTIFICATIVA:

                                                                  A cidade é plenamente carente de espaços destinados ao lazer e recreação por parte da comunidade prudentopolitana, principalmente jovens e crianças. Há de a municipalidade passar a desenvolver projetos e criar espaços próprios com quadras de esportes e recreação, parques infantis, áreas verdes devidamente arborizadas e com ajardinamento para caminhadas e lazer, além de outros investimentos que podem ser implementados. Existem várias áreas institucionais em loteamentos de bairros e vilas que estão sem aproveitamento até agora e que poderiam suprir um espaço fundamental para o bem estar de nossos munícipes. 

--

INDICAÇÃO No. 104/2009             
                   Autoria: Vereador Júlio Cesar Makuch (PR)

Súmula:“Indica à Prefeitura Municipal de Prudentópolis, por meio do departamento competente, da viabilidade de se construir um miniposto de saúde nas imediações do Bairro Ronda, nesta cidade;”

Excelentíssimo Senhor Presidente;
                                               Excelentíssimos Senhores Vereadores:

                                               Esta matéria subscrita pelo Vereador adiante-assinado, tendo aprovação em Plenário e seguindo os termos contidos no Regimento Interno desta Casa de Leis, INDICA à municipalidade que estude a inclusão, no cronograma futuro de obras, da implantação e construção de um miniposto de saúde na região do Bairro Ronda, nesta cidade, visando atender grande parcela da população residente nos arredores, como Vila Nossa Senhora do Rocio, Vila dos Aflitos, Barro Preto e outras.


                                               Sala do Plenário, em 05 de junho de 2009.
Vereador JULIO CESAR MAKUCH  


JUSTIFICATIVA:

                                                        Há tempos que os moradores residentes nas localidades citadas acima queixam-se da falta de investimentos em vários setores que possibilitem melhoria na qualidade de vida. A questão da saúde é um desses pontos destacados. Há reivindicação para implantação de uma unidade básica de saúde para atender aos moradores, que são em grande contingente, os quais tem de se deslocar a longa distância para o Centrão de Saúde, em busca de procedimentos básicos da área da saúde, principalmente consultas médicas. Mulheres gestantes ou com crianças de colo, pessoas idosas ou enfermas, enfrentam dificuldades para esse deslocamento, principalmente quando não possuem condução própria. Anexo, segue um abaixo-assinado com assinaturas dos moradores. 

---

INDICAÇÃO No. 116/2009                   
                       Autoria: Vereador Júlio Cesar Makuch(PR)

Súmula:“Indica à Prefeitura Municipal de Prudentópolis, por meio do departamento competente, da viabilidade de se criar a Festa do Feijão e dos Embutidos em nosso município;”


Excelentíssimo Senhor Presidente;
                                                           Excelentíssimos Senhores Vereadores:

                                               Esta matéria subscrita pelo Vereador adiante-assinado, tendo aprovação em Plenário e seguindo os termos contidos no Regimento Interno desta Casa de Leis, INDICA à municipalidade que estude a criação da Festa Municipal do Feijão e dos Embutidos e Defumados, como forma de projetar o município como maior produtor nacional de feijão preto e maior produtor de embutidos e defumados suínos artesanais da região, valorizando nossa produção e produtores, além de caracterizar e definir uma imagem local.


                                               Sala do Plenário, em 03 de julho de 2009

Vereador JULIO CESAR MAKUCH  


JUSTIFICATIVA:

                                                        Prudentópolis já realizou diversas festividades com intuito de identificar sua produção, seus costumes, seus valores, sua produção, como do carneiro, do cabrito, do morango, dentre outras. No entanto, todas tiveram poucas edições e não alcançaram o resultado esperado, justamente por não haver estrutura e produção suficiente, nem marcar uma atividade consistente e tradicional. Nunca lembrou-se em fazer uma festividade de produtos que realmente tem tradição e projeção no mercado regional e nacional. O feijão preto é produzido aqui pela maioria dos produtores desde o início do século, destacando Prudentópolis como maior produtor nacional. Uma festividade com pratos feitos a base de feijão, como tutu, feijoada, virado, caldinho, feijão tropeiro, perohê e tantos outros pode atrair grande atenção do público. Aliado a isso, o setor produtivo também pode ser envolvido com palestras, eventos, exposições de produtos e máquinas agrícolas, num local próprio e estruturado. Juntamente, uma feira de sabores de embutidos e defumados, valorizando uma produção artesanal de muitos anos, com toda a linha de produtos dos fabricantes locais, com pratos variados.  

---

INDICAÇÃO No. 125/2009
                   Autoria: Vereador Júlio Cesar Makuch(PR)

Súmula:“Indica à Caminhos do Paraná S/A, para que estude uma solução sobre a questão da antiga ponte sobre o Rio dos Patos, pela Br-373, na localidade de mesmo nome, neste Município;


Excelentíssimo Senhor Presidente;
                                               Excelentíssimos Senhores Vereadores:

                                               Esta matéria subscrita pelo Vereador adiante-assinado, tendo aprovação em Plenário e seguindo os termos contidos no Regimento Interno desta Casa de Leis, INDICA à Concessionária Caminhos do Paraná S/A, a qual administra o trecho da Br-373, que corta nossa cidade, para que promova estudos quanto à utilização da antiga ponte sobre o Rio dos Patos, na localidade de mesmo nome.


                                               Sala do Plenário, em 14 de agosto de 2009.
Vereador JULIO CESAR MAKUCH  


JUSTIFICATIVA:

                                                        Esta antiga ponte sobre o Rio dos Patos, junto da vila de mesmo nome, foi desativada para o tráfego há alguns anos, com a construção da nova ponte, sobre o leito da Rodovia Br-373. No entanto, como  existe uma rodovia marginal à Br, centenas de veículos passam constantemente sobre a mesma, para dirigir-se a várias localidades situadas ao longo deste trecho. A ponte está com várias avarias, principalmente nas proteções laterais e no leito, com riscos de acidentes. Dessa forma, há de a Concessionária analisar o caso e promover esforços para busca de uma alternativa viável e segura. 

---

INDICAÇÃO No. 138/2009             
                   Autoria: Vereador Júlio Cesar Makuch(PR)

Súmula:“Indica à Prefeitura Municipal de Prudentópolis, por meio do departamento competente, que se estude a cobrança diferenciada da taxa de coleta de lixo urbano;”


Excelentíssimo Senhor Presidente;
                                               Excelentíssimos Senhores Vereadores:

                                               Esta matéria subscrita pelo Vereador adiante-assinado, tendo aprovação em Plenário e seguindo os termos contidos no Regimento Interno desta Casa de Leis, INDICA à municipalidade que estude a implantação de cobrança de uma taxa de coleta de lixo urbano diferenciada em nossa cidade, implantando-se faixas comerciais, industriais e residenciais, com vistas a corrigir distorções existentes atualmente no sistema, e que estão prejudicando principalmente munícipes de baixa renda.

                                               Sala do Plenário, em 18 de setembro de 2009.
Vereador JULIO CESAR MAKUCH  


JUSTIFICATIVA:

                                               O sistema de cobrança da taxa de coleta de lixo urbano em vigor em nossa cidade atualmente, penaliza inúmeros cidadãos, em virtude de não haver uma classificação por volume de lixo produzido. Tomando-se por exemplo  um estabelecimento do ramo supermercadista, o volume diário de lixo gerado é significativo. Em contrapartida, um cidadão que reside com poucas pessoas, numa residência modesta, gera um volume menor. No entanto, ambos pagam a mesma quantia pela coleta. Assim, há de se definir para futuro, uma faixa de cobrança, por áreas, tipos de estabelecimentos e residências, dentre outros aspectos técnicos, a exemplo de muitos municípios brasileiros. 
---

INDICAÇÃO No. 143/2009             
                   Autoria: Vereador Júlio Cesar Makuch(PR)

Súmula:“Indica à Prefeitura Municipal de Prudentópolis, por meio do departamento competente, da necessidade de se desenvolver um projeto de arborização e revitalização do Parque Municipal de Vila da Luz, nesta cidade;”


Excelentíssimo Senhor Presidente;
                                               Excelentíssimos Senhores Vereadores:


                                               Esta matéria subscrita pelo Vereador adiante-assinado, tendo aprovação em Plenário e seguindo os termos contidos no Regimento Interno desta Casa de Leis, INDICA à municipalidade que estude a criação de um amplo projeto de urbanização, arborização e revitalização do parque aquático de nossa cidade, situado em Vila da Luz, com vistas a dar um novo visual e comodidade, fazendo com que a população passe a freqüentá-lo com mais constância.


                                               Sala do Plenário, em 02 de outubro de 2009.

Vereador JULIO CESAR MAKUCH  


JUSTIFICATIVA:

                                                        A revitalização do parque aquático de Vila da Luz é uma necessidade, visando com que a população passe a usufruir deste local com tranqüilidade, segurança e conforto. Um completo melhoramento paisagístico, com equipamentos que ofereçam lazer e diversão segura, aliado a espaços para atividades físicas, além de iluminação ampla para o período noturno, são aspectos que podem alterar toda a característica deste local, oferecendo um ambiente acolhedor. Em muitas cidades, um parque desta natureza concentra grande parte da população em dias festivos ou finais de semana, com toda essa estrutura. Assim, há de se pensar num investimento dessa natureza, que pode traduzir-se em grande melhoria da qualidade de vida de nossa população. 

--

INDICAÇÃO No. 145/2009
                   Autoria: Vereador Júlio Cesar Makuch(PR)

Súmula:“Indica à Prefeitura Municipal de Prudentópolis, por meio do departamento competente, da necessidade de se atender solicitação de moradores das regiões do Jardim Delmira e Jardim das Orquídeas, nesta cidade;”

Excelentíssimo Senhor Presidente;
                                               Excelentíssimos Senhores Vereadores:

                                               Esta matéria subscrita pelo Vereador adiante-assinado, tendo aprovação em Plenário e seguindo os termos contidos no Regimento Interno desta Casa de Leis, INDICA à municipalidade que estude a possibilidade de incluir no cronograma de serviços futuros, pedidos protocolados por moradores das regiões dos Jardins Orquídea e Delmira, nesta cidade, os quais pleiteiam melhorias na pavimentação de ruas de principal acesso às citadas localidades, onde se verifica um volume maior de trafegabilidade.

                                               Sala do Plenário, em 16 de outubro de 2009.


Vereador JULIO CESAR MAKUCH  


JUSTIFICATIVA:

                                                        Moradores das citadas regiões de nossa cidade enviaram a este Vereador, um documento contendo assinaturas onde reivindicam melhorias de parte do Executivo Municipal, no pavimento das Ruas X de Junho de Marechal Deodoro, com colocação de antipó ou mesmo uma pavimentação asfáltica, haja vista que, atualmente, há formação de lama e poeira, provocando desconforto e dificuldades aos inúmeros proprietários de imóveis que residem ao longo dessas vias que são as principais vias de ligação com a área central de nossa cidade. Anexo segue o documento contendo assinaturas dos moradores. 

---
COMO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE


REESTRUTURAÇÃO NA SAÚDE COM PROJETOS, INICIATIVAS E OBRAS QUE POSSIBILITARAM AVANÇOS NO SENTIDO DE AUMENTAR OS ATENDIMENTOS, O ESPAÇO FÍSICO, MODERNIZAÇÃO COM AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E INFORMATIZAÇÃO TRAZENDO AVANÇOS JÁ MAIS VISTOS TANTO NA CIDADE COMO NO INTERIOR.INFORMATIZAÇÃO, CONTROLE DE ESTOQUE,  AMPLIAÇÃO DA FARMÁCIA E AINDA O AUMENTO DE MAIS VARIEDADES DE MEDICAMENTOS DISTRIBUIDOS PARA POPULAÇÃO – VALE SALIENTAR AINDA A MUDANÇA DE HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA FARMÁCIA QUE COMEÇOU A PERMANECER ABERTA DURANTE O HORÁRIO DE ALMOÇO, ANTIGA REIVINDICAÇÃO DOS USUARIOS DO SUS



  

JÚLIO MAKUCH CORREU ATRÁS E CONSEGUIU VIABILIZAR A AQUISIÇÃO DE MAIS 03 VEÍCULOS 0KM E AINDA COMO VEREADOR A VIABILIZAÇÃO DE DOAÇÃO DE MAIS DUAS CAMIONETES PARA A ADMINISTRAÇÃO.




TRABALHOU PELA INAUGURAÇÃO DE MAIS UMA UNIDADE DO CAPS, O CAPS AD COMO É CHAMADO QUE É ESPECIALIZADO NO ATENDIMENTO DE ALCOOL E DROGAS







 





ENQUANTO SECRETÁRIO DE SAÚDE MAKUCH SEMPRE SE PREOCUPOU COM A DESCENTRALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS ESSENCIAIS, LEVANDO ATÉ ÀS VILAS E COMUNIDADES DO INTERIOR OS PSF´S.  
ALÉM DESSAS REALIZAÇÕES CONVÉM DESTACAR TAMBÉM:
 
A VIABILIZAÇÃO DE MELHORIAS NA ESTRUTURA, NOVAS AMBULÂNCIAS.
O FIM DA FILA PARA AGENDAMENTO DE CONSULTAS PARA O CIS – FOI INSTITUIDO UM SISTEMA QUE PROPORCIONOU MAIS AGILIDADE E MAIS INVESTIMENTOS QUE TAMBÉM RESULTARAM EM UM AUMENTO MUITO SIGNIFICANTE NO NUMERO DE CONSULTAS, EXAMES E CIRUGIAS OFERTADAS EM VÁRIAS CIDADES COMO CURITIBA, GUARAPUAVA E INCLUSIVE EM NOSSO PRÓPRIO MUNICIPIO FACILITANDO  AMENIZANDO AS DIFICULDADES DE DESLOCAMENTO DOS PACIENTES.  JÁ MAIS FORAM REALILZADAS TANTAS CIRURGIAS COMO NESSE PERÍODO EM QUE FOI SECRETÁRIO, EM TORNO DE APROXIMADAMENTE 1000 CIRURGIAS EM UM PERÍODO DE 15 MESES, ISSO SE DEU DEVIDO CONTATOS, TRABALHO, REUNIÕES E PRINCIPALMENTE REPRESENTATIVIDADE A NÍVEL DE REGIÃO E ESTADO VIABILIZANDO AS REFERIDAS CIRURGIAS EM DIVERSAS AREAS QUE ESTAVAM NECESSITANDO.
AUMENTO EM DE MAIS DE 1000 CONSULTAS ELETIVAS NO CENTRO DE SAÚDE





AMPLIAÇÃO E MELHORIA NO ATENDIMENTO DOS PSF DA CIDADE E DO INTERIOR